Terça, 30 de Maio de 2023
19°

Tempo nublado

Rio das Ostras, RJ

Especiais Abra sua Empresa

COMO REGULARIZAR SUA EMPRESA

O que você precisa saber para montar uma empresa e se tornar um empreendedor de sucesso

23/05/2023 às 13h59 Atualizada em 23/05/2023 às 14h29
Por: Noeme Themoteo
Compartilhe:
COMO REGULARIZAR SUA EMPRESA

 

 

O que vou te dizer pode te chocar: - Você não precisa ter um CNPJ para se tornar um empreendedor.

O flanelinha está empreendendo, a vizinha que troca o zíper da sua calça, empreende e para te deixar ainda mais zonzo, o malabarista do sinal de trânsito é um empreendedor.

Para empreender não é necessário enfrentar toda uma zona burocrática com documentos e registros, todavia, a regularização do seu negócio pode te levar a patamares mais altos.

É por meio da regularização de empresa que o responsável formaliza a emissão de notas fiscais, controla suas atividades tributárias e presta contas ao fisco. Além disso, manter o CNPJ ativo é essencial para que o negócio se mantenha regular.

Uma das vantagens em regularizar seu negócio é poder participar de licitações. O poder público é o maior comprador do país e você pode se tornar um fornecedor, se estiver em regularidade.

Outra vantagem é a emissão de nota fiscal, assim, poderá vender e fornecer para outras empresas, na relação chamada B2B, ou seja, de empresa para empresa.

A regularização de empresa traz ainda outras vantagens que contribuem diretamente para o crescimento do seu negócio:

  • ü facilita a rotina de administração do negócio;
  •           impacta no controle financeiro;
  •            é essencial para a comprovação de renda;
  • ü  passa a credibilidade necessária para a imagem da empresa;
  • ü        dá acesso às linhas de crédito;
  • ü        garante direito à previdência social;
  • ü         entre outros benefícios.

 

Se você não sabe por onde começar a regularizar sua empresa, não se preocupe! Aqui vão 4 dicas para deixar seu negócio todo legalizado:

Dica nº 1 – Saiba que tipo de empresa você quer abrir. Isso vai depender do seu capital inicial. As mais comuns são sociedade individual, sociedade empresaria limitada e MEI – Microempreendedor Individual (pela lei, MEI é uma pessoa física com CNPJ, mas na prática, atua como se empresa fosse).

Dica nº 2 – Crie o documento constitutivo de sua empresa, que pode ser um contrato social ou estatuto.

Dica nº 3 – Faça o registro na Junta Comercial. Com exceção do Microempreendedor Individual (MEI), todas as empresas precisam fazer o registro na Junta. Neste órgão, o dono do negócio e/ou sócios também podem validar a razão e o contrato social da empresa

Dica nº 4 – Faça o cadastro do CNPJ. Chegou a hora de solicitar a abertura do CNPJ junto à Receita Federal! Você pode fazer isso de forma digital no portal do Governo Federal, por meio do sistema Redesim, que permite enviar todos os documentos e informações online.

Sei que é muita coisa, mas você pode contar com a ajuda de um contador ou assessorial jurídica para isso. Se você optar por iniciar como MEI, esse procedimento é bem mais simplificado, basta entrar no site: Cadastrar Microempreendedor Individual (www.gov.br)

 E se você quiser um modelo de contrato social para se inspirar, clica no link: Contrato Social de Sociedade Limitada | Jusbrasil

Gostou da dica de hoje? Então curta, compartilhe e deixe seu comentário.

 

Eu sou Noeme Themóteo, advogada, especialista em direito empresarial e vou te ajudar a cuidar do seu negóciol!!!!

 

Gratidão!!! Até a próxima semana!!!!

 

 



 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários