Terça, 30 de Maio de 2023
19°

Tempo nublado

Rio das Ostras, RJ

Especiais Empreendedorismo

O PODER DA AUTOESTIMA NO EMPREENDEDORISMO

A autoestima para o empreendedor é fundamental para que ele aja de acordo com seus valores, estilo e missão.

25/04/2023 às 13h22 Atualizada em 25/04/2023 às 13h43
Por: Noeme Themoteo
Compartilhe:
O PODER DA AUTOESTIMA NO EMPREENDEDORISMO

A palavra autoestima tem duas origens diferentes, a ideia de auto é de si e vem do grego. O restante da palavra se origina do latim, mais especificamente de “aestimare”, que significa “apreço ou apreciar”, logo, autoestima quer dizer o apreciar de si mesmo.

Diante das cobranças sociais e da padronização do belo, desenvolver a autoestima é uma tarefa árdua, pois as imposições, muitas vezes, são impossíveis de alcançar. O uso exagerado de filtros e fotoshop, traz uma beleza ilusória, que descarta a individualidade da beleza real.

A autoestima é construída pela nossa vivência, pelo que acreditamos e pelo meio em que vivemos. Nossas atitudes diárias são reflexo de como nos vemos, como nos posicionamos no mundo e até nos negócios.

O empreendedor que o diga! Independente do tamanho da empresa, a sua autoestima é um bem valioso, pois a partir dela, você consegue mensurar até onde ir, pois as críticas sempre vão existir, mas o desenvolvimento da autoestima, do acreditar em si e do olhar para o alvo, sem se dispersar com o plateia, é que te farão chegar no topo.

A autoestima é tão importante, que quando estamos bem com nós mesmos, as coisas até parecem fluir melhor, ficamos mais animados, confiantes e temos uma visão mais ampla das situações, conseguindo, até mesmo, arriscar mais, mas com segurança.

Alguns estudos apontam, inclusive, que a autoestima está relacionada com a postura corporal e a imunidade. Pessoas com baixa autoestima tendem a estar com a postura mais curvada se comparada àquelas que estão com a autoestima equilibrada.

Ora, se a autoestima influencia até mesmo na nossa imunidade, o empreendedor que depende exclusivamente de seus próprios resultados, deve prezar pela sua saúde física e mental, para não correr o risco de ter que abandonar seu negócio por  estar com a saúde fragilizada.

Bem, já entendemos que a autoestima, quando desequilibrada, pode afetar negativamente a vida do empreendedor, mas como desenvolver esse apreciamento de si?

Fica ligado que vou deixar 3 dicas infalíveis:

Dica número 1:

Desenvolva seu autoconhecimento. Ele é a chave para o desenvolvimento pessoal e profissional. É importante entender suas forças e fraquezas, no que é bom e no que precisa melhorar. Para, assim, garantir uma vida plena.

 

Dica número 2:

Estimule sua positividade. Eu sei que muitos de nós crescemos em ambientes familiares que não nos ajudavam muito a desenvolver a autoestima, mas primeiro, perdoe seus pais por isso, porque, talvez, nem eles mesmos sabiam como fazer isso e segundo, não fique remoendo o passado, se reinvente e dessa vez, faça uma reconstrução levando em consideração os cuidados com você.

Uma dica que para mim é infalível e faço diariamente é ouvir meditação guiada durante alguns minutinhos por dia. O ouvir te muda sem você perceber. Quando você menos espera, vai estar com a positividade lá nas alturas.

 

Dica número 3:

Pratique exercícios físicos. Eu sei muito bem que nós empreendedores fazemos tanta coisa que acrescentar mais um item à lista, dá até desespero, mas calma! Eu também me sentia assim. Pensava, que se eu tirasse esse tempo, teria que diminuir minha produtividade, mas é o contrário, a atividade física estimula a produção de endorfina, te ajuda a desenvolver o foco e disciplina e aquela sensação de sufocamento e estafa vai sendo controlada pela certeza de que você está no controle de tudo.

Sei que as mudanças não ocorrem de um dia para o outro, mas passe a pensar sobre se cuidar mais, sobre pequenas mudanças diárias que podem ajudar na sua autoestima e além disso, se coloque sempre em primeiro lugar, assim não só você vai se sentir melhor, como seu negócio vai decolar!

Gostou desse texto? Então curta, compartilhe e deixe seu comentário.

Eu sou Noeme Themóteo, advogada, especialista em direito empresarial e colunista do Portal Cidade 24 Horas e essa é a Coluna de Empreendedorismo que vai ajudar a levar seu espírito empreendedor para outro nível!!!!

Gratidão!!! Até a próxima semana!!!!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários