Eleitores de Rio das Ostras vão às urnas para escolher novo prefeito...

Eleitores de Rio das Ostras vão às urnas para escolher novo prefeito e vice neste domingo (24); Veja os locais de votação

Em Cabo Frio, 145.158 eleitores também definem novos representantes do executivo.

0
Compartilhar
Eleitores de Rio das Ostras vão às urnas para escolher novo prefeito e vice neste domingo (24); Veja os locais de votação/ (Foto: Reprodução)

A cidade de Rio das Ostras realiza neste domingo (24) as eleições suplementares para escolha do novo prefeito e vice. As eleições acontecem para substituir o candidato eleito em 2016, que teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Os 85.921 eleitores do município vão às urnas para escolher o novo represente do executivo, entre seis candidatos. Disputam o cargo os candidatos Deucimar Talon (PRP), Marcelino da Farmácia (PV),  Flávio Poggian (PSD), Winnie Freitas (PSOL), Gelson Apicelo (PDP) e Dr. Fábio Simões (PP).  Ao todo serão 296 urnas, sendo 37 de contingência.

O Portal Cidade 24h exibiu ao longo desta semana, uma série de entrevistas com todos os candidados a prefeitura de Rio das Ostras. Assista clicando aqui.

CABO FRIO

Cabo Frio também possui seis candidatos à eleição suplementar. Concorrerem ao cargo de prefeito Cristiane Fernandes (PSDB); Carlão (PHS); Dr. Adriano (Coligação Mudança Verdadeira); Leandro Cunha (PSOL); Marquinho Mendes (Coligação Cabo Frio Não Pode Parar) e Rafael Peçanha (Coligação ‘Coragem para Mudar’).

A votação tem início às 8h e termina às 17h. Para votar, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto – o título não é obrigatório, mas ajuda a encontrar a seção eleitoral. A Justiça Eleitoral recomenda que, antes de votar, o eleitor confirme o endereço de seu local de votação no site do TRE-RJ.

O que pode e o que não pode

No dia da eleição, só é permitida a manifestação individual e silenciosa do eleitor, sendo vedada a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bem como bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos.

Estão proibidos ainda o transporte de eleitores, o uso de alto-falantes, a realização de comícios, carreatas e boca-de-urna, e qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de candidatos em publicações, como panfletos e cartazes.

Na cabina de votação, é vedado ao eleitor portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, devendo ficar retidos na mesa receptora enquanto o eleitor estiver votando.

Justificativa eleitoral

Quem não puder votar tem até 60 dias, a contar da data da eleição, para comparecer ao cartório eleitoral e apresentar as razões pelas quais se ausentou, as quais serão analisadas pelo juiz eleitoral. Após esse prazo, o eleitor que não votou nem justificou a ausência no dia da eleição ainda deverá procurar regularizar sua situação em qualquer cartório eleitoral, mas, nesse caso, estará sujeito à cobrança de multa no valor de R$ 3,51 por turno. A justificativa também pode ser feita pela internet, no site do TRE-RJ.

Deverão comparecer às urnas 145.158 eleitores, em Cabo Frio, e 70.489, em Rio da Ostras. Somente os eleitores que se alistaram ou transferiram seus domicílios eleitorais para o município até o dia 24 de janeiro de 2018 poderão votar no pleito suplementar para prefeito e vice. Quem compareceu ao cartório após essa data para solicitar a 1ª via do título ou fazer transferência do domicílio (mudança de município) poderá participar apenas das eleições gerais, em outubro. Isso ocorre porque, de acordo com a Lei 9.504/97, o cadastro eleitoral deve ser encerrado até 150 dias antes de cada eleição.

SESSÕES ELEITORAIS EM RIO DAS OSTRAS:

Deixe uma resposta