MAIS UM CASO: Criança diagnosticada com meningite em Rio das Ostras é...

MAIS UM CASO: Criança diagnosticada com meningite em Rio das Ostras é internada no HPM

Colegas e classe e professores de Pedro Henrique já foram medicados. Paciente reage bem aos medicamentos.

0
Compartilhar

Uma criança de nove anos foi diagnosticada com meningite bacteriana após ser internada no Hospital Público de Macaé (HPM). O menino com o nome de Pedro Henrique Oliveira Melo, está internado no isolamento da unidade, e segundo familiares reage bem os medicamentos. Pedro mora no bairro Palmital em Rio das Ostras, localidade que já registrou dois casos de meningite somente este ano, sendo um em Rio das Ostras e outro em Casimiro de Abreu.

De acordo com informações repassadas pela avó da criança,  Elzelir Oliveira, Pedro estuda no Colégio Municipal Dom Bosco, no bairro Operário em Rio das Ostras. Ele deu entrada no Hospital Municipal no domingo (9) a noite, com sintomas de dor de cabeça, febre, vômito e dores pelo corpo. Médicos de plantão informaram que Pedro estava com a garganta inflamada, e teriam o medicado, em seguida liberando-o para casa. O menino não teve melhoras e foi encaminhado para a Clínica São Lucas em Macaé, e na terça-feira levado para o HPM. Hoje pela manhã nós fomos até a Escola onde Pedro estuda, e as aulas acontecem normalmente.

Na sessão da Câmara de Vereadores de Rio das Ostras desta terça-feira (11), o vereador Marciel (PTB) questionou a Prefeitura sobre o fornecimento de vacinas contra todos os tipos de meningite pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  Na matéria, o parlamentar destacou o caso de Miguel Aquino Moreira de 11 anos, que morreu vítima da doença no mês passado em Rio das Ostras e solicita informações a Secretaria de Saúde, para saber se houve negligência. O oficio que será encaminhado ao prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba, questiona ainda quais são as medidas que o município está tomando para evitar uma possível epidemia.

ESTADO DE SAÚDE OFICIAL: 

O Hospital de Macaé informou que o paciente encontra-se bem, respondendo positivamente, evoluindo bem ao tratamento.

PREFEITURA RESPONDE:

Já a prefeitura de Rio das Ostras informou em nota que na terça-feira, (11) a Secretaria de Saúde foi informada pela Secretaria de Saúde de Macaé de que um menino de 9 anos, morador de Rio das Ostras, foi atendido no Hospital Municipal de Macaé com quadro de Meningite C.

Imediatamente, no mesmo dia, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras tomou as providências profiláticas (preventivas) cabíveis, medicando com antibiótico parentes e pessoas de convivência próxima da criança, incluindo alunos e professores da turma do menino, além das crianças e motorista do transporte escolar contratado. Também estão sendo medicados nesta quarta, 12 de setembro, os alunos que dividem o horário de recreio com a criança. A ação de profilaxia é realizada dentro dos critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras informou ainda que vem acompanhando o tratamento e estado de saúde da criança. De acordo com informações da equipe médica de Macaé, o menino está estável. Para mais informações sobre meningite, a população pode telefonar para a Vigilância Epidemiológica: 2771-4223

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras reforça que o Calendário Regular de Vacinação conta com vacinas contra Meningite, que são aplicadas em diferentes fases da vida da criança e do adolescente. O Município orienta que os pais verifiquem se as doses de seus filhos estão em dia.

Acompanhe na reportagem: 

 

Deixe uma resposta