Dia D contra a gripe é neste sábado em Macaé

Dia D contra a gripe é neste sábado em Macaé

A meta do município é imunizar 50 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde.

0
Compartilhar
A meta do município é imunizar 50 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde/ Foto: Divulgação

Em apenas oito dias de campanha, a Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Imunização, já vacinou 23 mil pessoas, o que representa 46% do público-alvo. No sábado (12), acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Na ocasião, 31 postos de saúde funcionarão de 8h às 16h.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dalcin, lembra que a meta do município é imunizar 50 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde. As doses são destinadas a idosos, gestantes, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a cinco anos incompletos, professores, profissionais de saúde e doentes crônicos (com apresentação de declaração médica).

O Programa de Imunização segue também com a vacinação itinerante, em locais com maior demanda. Nesta quarta-feira (9), a equipe está no Hospital Público de Macaé (HPM) e na quinta (10), no Centro de Convivência do Idoso (CCI).

A vacina contra a influenza é trivalente e protege contra três vírus: o H1N1, H3N2 e a Influenza B. Dados do Ministério da Saúde apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global.

No caso de pacientes acamados, a gerente de imunização Luciana Santa informa que os responsáveis ou cuidadores devem procurar uma unidade próxima da residência para agendamento. Na área central, a Casa da Vacina faz este serviço.

Deixe uma resposta