Vídeo mostra pacientes aglomerados em posto de saúde do bairro Cidade Praiana em Rio das Ostras

708
Vídeo mostra pacientes aglomerados em posto de saúde do bairro Cidade Praiana em Rio das Ostras / Foto: Internet

Diante da pandemia da COVID-19, como as unidades de Saúde de Rio das Ostras estão se organizando as consultas para evitar aglomeração? Essa é a pergunta, que muitos profissionais da saúde fazem, preocupados com a propagação da doença, que cresce a cada dia.

Uma cena chamou a atenção de internautas, após começar circular na internet, um vídeo onde mostra pacientes enquanto aguardavam atendimento no Posto de Saúde da Rua Santa Catarina no bairro Cidade Praiana. No vídeo, pessoas em pé em uma fila, o que caracteriza para marcação de consultas, e outras pessoas sentadas aguardando atendimento. A imagem ainda exibe mães com crianças de colo e em carrinhos, sem respeitar o distanciamento orientado pelo Mistério da Saúde. O fato teria ocorrido na manhã desta quarta-feira (24). Veja o vídeo:

Na porta da unidade, conversamos com a Simone Matheus, moradora do bairro Cidade Praiana, a mãe nos contou que ela necessita de um pediatra para a sua filha de 2 anos, mas procurou a rede particular, pois teme ter contato com outras pessoas em filas de postos de saúde e contrair a doença.

“Fico arrepiada quando passo na frente da unidade, as pessoas ficam aglomeradas aguardando atendimento, acho que a obrigação do município é criar um sistema de marcação de consultas online, para evitar grande concentração de pessoas num local apertado como o PS de Cidade Praiana. As pessoas que estão ali, não tem culpa nenhuma, eles precisam se cuidar, mas acabam ficando expostas ao risco de uma certa forma”, disse a arquiteta.

Nós não conseguimos informações sobre dias e horários de marcações de consultas médicas do Posto de Saúde do Cidade Praiana. Questionamos a prefeitura, sobre a situação da aglomeração nas filas, mas nosso pedido foi ignorado.