Vacinação contra coronavírus começa quarta-feira em Macaé

O município recebe hoje fo Governo Estadual 2.973 doses da Coronavac, que serão destinadas aos profissionais da área de saúde das redes pública e privada que atuam na linha de frente de combate ao Covid-19.

313

Veja ofertas dos principais supermercados de Rio das Ostras na uBay

Macaé inicia na quarta-feira (20) a vacinação contra o Covid-19. A confirmação foi dada pelo prefeito Welberth Rezende, na tarde desta segunda-feira (18), durante reunião com equipe técnica da Secretaria de Saúde. O local escolhido é o Centro de Triagem, no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, às 10h.Nesta terça-feira (19), o município recebe do Governo Estadual 2.973 doses da Coronavac, que serão destinadas aos profissionais da área de saúde das redes pública e privada que atuam na linha de frente de combate ao Covid-19. Inicialmente são os que atuam nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), Centro de Triagem, enfermaria e pronto atendimento, idosos asilados e deficientes institucionalizados.

O prefeito afirmou que esperava receber um número maior de doses e o município se preparou para vacinar toda a população, com insumos e logística. Inclusive Macaé assinou um protocolo de intenção de compra da vacina com o Instituto Butantan.

– Ligamos para a instituição e neste primeiro momento o Governo Federal comprou todas as doses. O nosso planejamento com a vacinação dos munícipes era o retorno das aulas e de outras atividades econômicas. Estamos com o dinheiro reservado para a compra, mas não podemos efetuá-la -, pontuou.

Vacinação

A vacinação irá acontecer de forma volante, as equipes de imunização da Secretaria de Saúde irão atender o público-alvo diretamente no seu local de trabalho, no caso dos profissionais de saúde e de acolhimento de idosos.

A expectativa da equipe é realizar a aplicação do quantitativo de doses em uma semana. A segunda dose será aplicada entre 14 e 28 dias após a primeira. As pessoas que receberem a primeira dose não podem deixar de tomar a segunda, todas serão cadastradas e caso não recebam a segunda dose, será feita uma busca ativa pela equipe.

Nesta segunda-feira (18), o Governo do Estado entregou ao município 74 mil seringas e agulhas que serão utilizadas durante a campanha de vacinação.

Casa da Vacina

A Casa da Vacina não funcionará para atendimento ao público entre os dias 20 e 22. Os profissionais da unidade estarão envolvidos com a logística da vacinação volante. O atendimento será retomado na segunda-feira (25). Os usuários podem procurar a sala de vacina do Pronto-Socorro do bairro Aeroporto ou a unidade de saúde mais próxima de sua residência.