Secretaria de Saúde de Macaé inicia mais uma semana de combate ao Aedes

Todos os bairros do município receberão visitas domiciliares com orientação sobre o vetor, aplicação de larvicida e controle mecânico.

286
Mutirão de combate ao Aedes no Visconde. Macaé/RJ. Data: 14/01/2018. Foto: Rui Porto Filho

O controle do Aedes aegypti, em Macaé, conta com diversas ações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria de Saúde, esta semana. Os serviços serão realizados de segunda-feira (13) a sexta-feira (17). Todos os bairros do município receberão visitas domiciliares com orientação sobre o vetor, aplicação de larvicida e controle mecânico.

Nesta segunda, o carro fumacê, que realiza o controle químico, esteve no Parque Aeroporto, pela manhã. Às 18h, o veículo estará no bairro novamente, além do  Parque Atlântico. A programação da semana seguirá com passagem pelos bairros: Cajueiros, Nova Esperança, Nova Malvinas, Cavaleiros, Novo Horizonte, Nova Aroeira, Planalto da Ajuda, Verdes Mares e Bosque Azul.
A semana epidemiológica prossegue com o bloqueio de casos suspeitos e positivos, com medidas de controle mecânico e químico. A ação acontecerá em vários bairros de Macaé.

Pontos estratégicos como Virgem Santa, Centro, Imbetiba, Novo Cavaleiros, Barra de Macaé e Barreto, irão receber orientação, inspeção, eliminação e aplicação de inseticida. As atividades de Educação em Saúde irão acontecer nos bairros Imboassica, Barra de Macaé e Praia Campista.


Em diversos bairros, também nesta semana, o CCZ realizará o Reconhecimento Geográfico. A ação consiste em produção e atualização dos mapas dos bairros, numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, quantitativo dos imóveis por tipo. O trabalho é atividade prévia e condição essencial para a programação das operações de campo, de pesquisa entomológica e tratamento químico.
Para solicitações, denúncias e informações, a população pode utilizar a ferramenta de comunicação via WhatsApp pelo número 99864-4073. A comunicação é feita direto com o Centro de Controle de Zoonoses.