Rio das Ostras tem projeto aprovado para extensão de rede de esgoto no Canal de Medeiros

1142
Rio das Ostras tem projeto aprovado para extensão de rede de esgoto no Canal de Medeiros

O Município teve mais um projeto de extensão de rede coletora de esgoto aprovado. Desta vez, o trabalho é destinado a um trecho no entorno do Canal de Medeiros. O projeto foi apresentado pela equipe técnica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Rio das Ostras e aprovado em plenária do Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João no final da última semana.

De acordo com o vice-presidente do SAAE de Rio das Ostras, Maycon Prata, serão construídos 555 metros de rede coletora de esgoto na rua Beira Canal, próximo à Avenida Brasil, beneficiando inicialmente 260 moradores. O valor estimado para o projeto, que é de aproximadamente R$ 414 mil, será custeado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos – Fundhri, através do Comitê de Bacias Lagos São João.  

Ainda segundo Maycon, a área que será contemplada com a obra teve um grande crescimento populacional e muitos domicílios não possuem sistema individual de tratamento de esgoto ou estes estão subdimensionados, levando a contaminação do solo e do Canal de Medeiros. O fato de próximo a localidade já existir rede coletora de esgoto torna necessário a extensão até a mesma.

“Os recursos, que não serão onerosos para o Município devem ser liberados até outubro. O SAAE vem conseguido captar diversos recursos para ampliação da rede coletora de Esgoto Sanitário de Rio das Ostras e este ano conseguimos aprovação para projetos no Village, Chácara Mariléa e agora este na Beira Canal. Com certeza é mais uma conquista para o Município, que vai trazer benefícios para a saúde da população e também ao meio ambiente”, ressaltou.

O esgoto coletado será encaminhado para ETE Mariléa, que atualmente é operada pela concessionária BRK Ambiental.