Rio das Ostras abrigará instituição de apoio a mulheres com câncer

Unidade desenvolverá projeto para a doação de soutiens especiais para mulheres mastectomizadas

442
A presidente da Associacao, Cristiane Félix, e o coautor do projeto Mulhres Vitoriosas, o médico mastologista, Antonio Andrade Simao/ Foto: Divulgação

A partir do próximo mês Rio das Ostras contará com um dos projetos desenvolvidos pela Associação Mulheres Vitoriosas, um centro de apoio oncológico a mulheres, com sede em Campos. A instituição trará para o município o projeto “Eu tenho peito”, uma ação já desenvolvida em outras cidades da região com a doação de soutiens especiais para mulheres mastectomizadas. A iniciativa recebeu o nome de “Espaço Rosa”, que será inaugurado no dia 1º de Junho, às 10 horas, na Av. Alm. Heleno Nunes, 653, Costazul  (piso superior da Academia Fit).

De acordo com a presidente e fundadora  da instituição, Cristiane Félix, ela percebeu a carência desse tipo de ação em Rio das Ostras e decidiu se mobilizar para trazer o projeto para cá. “Essa é uma forma de fazer com que essas mulheres reingressem na sociedade, já que todo esse processo de perda da mama mexe muito com a autoestima de todas, fazendo com que elas não queiram mais sair de casa”, argumentou Cristiane, que há mais de 10 anos foi diagnosticada com câncer de mama e já passou por 13 cirurgias. Ela relata que, de modo geral, o país não dispõe de políticas públicas eficientes para o atendimento de pacientes com câncer. “Uma mulher demora em média de 3 a 4 anos para conseguir um implante de seio pelo SUS e, quando é atendida, geralmente não consegue mais fazer o procedimento, porque existe a rejeição do organismo depois de um tempo por conta dos tratamentos”, explicou ela.

ESPAÇO ROSA – No dia do lançamento do projeto, será oferecido um café da manhã aos participantes. A ideia de Cristiane é apresentar a proposta a toda a sociedade civil organizada para que mais pessoas possam aderir a causa que, segundo ela, “deve ser de toda a cidade” . “Graças a Deus a associação foi muito bem recebida em Rio das Ostras. Estamos tendo o apoio de algumas pessoas para a realização desse evento e tenho certeza que novos parceiros também irão abraçar essa causa”, disse a presidente da instituição.

Durante o evento, a equipe da associação fará o cadastramento de pacientes  para receber o apoio do projeto “Eu tenho peito”, além de outros produtos oncológicos. A unidade vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9 às 13horas, em um espaço cedido pela Academia Fit. Mais informações pelo telefone (22)99905-0706 (whatsapp).

MULHERES VITORIOSAS – A Associação Mulheres Vitoriosas foi fundada há 8 anos com o objetivo de dar apoio a mulheres com câncer por meio de atendimento humanizado, banco de perucas, atendimento clínico, terapia em grupo, doação de soutiens, orientações jurídica, psicológica e nutricional. A unidade tem sede em Campos e atua também em Itaperuna, Cachoeira de Itapemirim, INCA III, no Rio de Janeiro, e em Muriaé (MG).

“Formamos uma corrente do bem. As mulheres que passam pela associação se fortalecem e depois querem retribuir todo o bem que receberam. Muitas são voluntárias lá, outras, se qualificaram e trabalham na instituição em nossos projetos”, explicou Cristiane Félix, destacando que a ideia é levar o projeto a outras cidades.

PARCERIA – Em Rio das Ostras, o projeto “Eu tenho peito”, acontece com o apoio de parceiros locais. Entre eles está a Academia Fit, Padaria e Confeitaria Laticínios, Grupo Paradella Joias, Instituto Ikgai, Gráfica CRM, Brechó  Luluzinhas,Paróquia São Vicente de Paulo, Keli Arruda Psicanalista, Cookterapia e Festas, Anne Albuquerque Bolos Caseiros, Ateliê Renata S., K. Faut, consultora Natura Fabrícia, Saboneteria Real, Adalberto Nunes Decoração, A Cara da Nega, Vanessa Dornellas Acupuntura  e TV Record.