Professores do setor artístico de Rio das Ostras, recebem homenagem delivery em celebração ao dia dos educadores

466
Dóris Yane Vitório de Castro, de 56 anos, ensina música — Foto: Divulgação

Professores que integram diversas unidades de ensino culturais do município de Rio das Ostras, tiveram uma surpresa especial essa semana. Para marcar o Dia dos Professores, comemorado nesta quinta-feira (15), 20 profissionais receberam uma homenagem, em formato delivery.

Longe das salas de aula, devido à pandemia da Covid-19, uma equipe da Fundação Rio das Ostras de Cultura, levou presentes para os docentes na porta da casa de cada um deles, um encontro emocionante.

Cada profissional recebeu um bloco de anotações, máscaras e um cartão cheio de carinho. Os blocos foram confeccionados com material reciclável, como bobina de fax e madeiras.

Dóris Yane Vitório de Castro, de 56 anos, ensina música desde a adolescência, quando ministrava aulas ainda na igreja. Foi nessa experiência que Dóris teve a certeza de que a profissão ideal para ela era o magistério. Se formou no curso Normal e logo depois ingressou na faculdade de licenciatura em música. Na última quarta-feira (14), Dóris foi uma das profissionais homenageadas.

“Tive uma surpresa inusitada. Diretoras e equipe da coordenação artística da Onda vieram à minha casa e me fizeram uma linda homenagem. Tudo na frente do portão. A distância revela tantas coisas que estavam automatizadas nas nossas relações no trabalho… receber carinho é muito bom. Amei”, contou a professora.

A professora está longe das salas de aula desde o início da pandemia, e afirmou que o ato de lecionar através do computador é desafiador, mas admite que é o desafio que move a vida do professor.

“As aulas do CFA estão acontecendo de forma virtual. Semanalmente nos encontramos para estudos, palestras. É tudo muito diferente. E vamos nos reinventando à cada dia. Eu tenho pouquíssima vivência com estas ferramentas tecnológicas, mas a equipe de professores é muito solidária e parceira. Aí vamos nos ajudando. Sem contar que os próprios alunos, que são até muito antenados com isso, acabam nos ensinando a usar esses recursos. Tá sendo um grande desafio. Mas a gente é movido a desafio”, afirma Dóris.

“A equipe que visitou os professores nesta semana fez a ação obedecendo o protocolo da Organização Mundial de Saúde, utilizando máscaras, distanciamento social e uso regular de álcool em gel”, ressaltou a organização da iniciativa.