Postos salva vidas são inaugurados na Praia de Costazul em Rio das Ostras

991
Postos de salvamento dão maior visibilidade para bombeiros atuarem Foto Allexandre Costa

Foram inaugurados na manhã desta terça-feira (14), dois postos de salvamento na Praia de Costazul em Rio das Ostras. Segundo a prefeitura, as estruturas permitem que os bombeiros tenham uma vista ampla de toda a praia, possibilitando que visualizem possíveis vítimas dentro do mar e se desloquem com toda agilidade. Atualmente o Município conta com o efetivo de 23 bombeiros e ainda conta com uma moto aquática.

A solenidade contou com a presença de secretários do governo e vereadores. Empresários que participaram da construção da cabine foram homenageados.

Presente à cerimônia, o prefeito Marcelino Borba destacou a importância da participação da iniciativa privada e de reduzir os índices de afogamento no Município. “ A parceria público-privada se faz necessária, sabemos que ninguém faz nada sozinho. Queremos instalar mais postos como esse em outras localidades de risco e reduzir em zero o número de afogados”, ressalta o prefeito.

Para o Tenente Coronel Shinkado, comandante do 9°GBM de Macaé,  a inauguração dos Postos de Salvamento representa um avanço para Rio das Ostras. “ A construção desses postos foi muito importante para oferecer um serviço melhor para a população. Os bombeiros devem ficar em um patamar elevado na areia, para que possam vislumbrar toda a areia da praia e agir com rapidez no salvamento”, destaca Shinkado.

Homenagem- O segundo Posto de Salvamento recebeu o nome de Subtenente Bombeiro Militar Cardoso Rangel Rodrigues, em homenagem ao bombeiro falecido, que dedicou 30 anos de sua vida ao Município de Rio das Ostras.

A esposa e filha do homenageado estiveram presentes e ficaram emocionadas com a inauguração da base. “É muito emocionante participar da inauguração dos postos. Estamos felizes em ver a concretização do seu sonho. Ele lutou para que essa base fosse feita, eu acompanhei sua luta. Sei que ele está muito feliz com isso”.

O morador Carlos Alberto da Silva, que conheceu o bombeiro falecido, relatou estar feliz com a homenagem. “ Vejo essa inauguração com muito orgulho. Os bombeiros conseguirão zelar pela vida dos moradores e dos turistas”.