sábado, julho 4, 2020

Mariângela de Castro

COLUNISTA

Escreve sobre conteúdo jurídico atualizado com uma linguagem acessível. Trazendo ainda informações e reflexões, que formem um conteúdo de valor, enriquecedor e prazeroso.

Não, o ano não começa depois do carnaval!

Olá, leitores sobreviventes do carnaval! Passado o A LA LA ÔÔÔ, como vocês estão? Eu estou ótima, pois tirei o carnaval para descansar e estudar! Vale também tah!? Vamos a prosa da semana. Caros leitores, o ano não começa depois do carnaval. Se você acredita nesta premissa, provavelmente está se autossabotando. Com este pensamento, perde-se pelo menos dois meses no ano!

MAS EU NÃO TENHO DIREITO A UM DESCANSO???

Claro que tem! Todo mundo merece um descanso. Entretanto, esse descansar não significa deixar para agir só depois do carnaval. Não se pode adiar seus planos, metas e objetivos por dois meses. Ficar janeiro e fevereiro sem fazer nada, simplesmente porque acha que nada acontece no Brasil, é incoerente.

PROCRASTINAÇÃO E A AUTOSSABOTAGEM

Contudo, vamos com calma. Até faz sentido pensar assim, já que o senso comum aceita que o ano só começa depois do carnaval. Todavia, você meu leitor, não se deixe enganar. Enquanto você fica aguardando o carnaval, tem gente implementando projetos, abrindo novos empreendimentos e vendas estão sendo realizadas. Ao mesmo tempo, pessoas ganhando muito dinheiro nesse período, considerado inútil por alguns. Acreditem, tem gente até planejando casamento ou descasando. Uma coisa é certa: tem muita gente agindo e executando seus sonhos e objetivos. E você?

Entende agora, que a frase o ano só começa depois do carnaval, é na verdade uma desculpa para procrastinar, deixar para depois, adiar. Assim como esse, utilizamos, ao longo da vida, vários outros pretextos para justificar atividades que não foram executadas, alegando estar esperando o momento certo.

Autossabotagem é quando criamos obstáculos e desculpas, conscientes ou inconscientes, na realização de uma tarefa ou na conquista de nossos objetivos. Viu como a procrastinação e a autossabotagem estão unidas, e, provavelmente, criaram juntas a ideia de que o ano só começa depois do carnaval?

A HORA CERTA

Uma coisa é certa: quem acredita que o ano só começa depois do carnaval, também espera a passagem do ano para iniciar seus projetos ou até mesmo começar um novo negócio. Ainda bem que não tem Copa do Mundo este ano, caso contrário, muitas pessoas iriam esperar a Copa do Mundo também acabar, bem como as eleições acontecerem.

Chega de esperar! Comece a agir, a tomar decisões! Pare de aguardar um período ou um evento externo para a execução de algo que você deseja. Esperar a hora certa, sem planejamento algum, é como colocar uma pedra mental ou emocional no próprio caminho.

A hora certa está relacionada à tomada de decisão, com o agora, com o começar, com o agir e com o colocar em prática. Para a coisa acontecer é necessário utilizar artifícios para eliminar atitudes e pensamentos que te levam para a autossabotagem.

ATÉ QUANDO VAI ADIAR SEUS SONHOS, SUA VIDA?

Se seguir com este pensamento, o ano vai terminar e mais uma vez os projetos ficarão no papel. Logo, a oportunidade de faturar mais será desperdiçada, esperando a hora certa para começar. Minha gente, outro dia estávamos falando que iríamos rir até 2020 nos posts das redes sociais. Só para lembrar, 2020 chegou. Quem acredita que o ano só começa depois do carnaval, certamente vai deixar terminar 2020 e só começará algo depois do carnaval de 2021.

Invista no autoconhecimento, pois conhecer a si mesmo, seus objetivos, estabelecer as metas profissionais, reconhecer as dificuldades internas e saber como lidar com elas, é a melhor forma de fugir da autossabotagem. Faça com que seu ano comece AGORA. Então aproveite que o carnaval passou e não permita que mais nada te impeça de começar, de agir. Não importa qual o seu sonho e seus objetivos, comece ou recomece hoje.

E pensem bem nisso: o ano não começa depois do carnaval!

Abraços a todos, sucesso e até a próxima!

Leia também:

Consumidor consciente: Mito ou Verdade

Mais Colunistas

Julianna Rangel

Escreve sobre dicas de beleza, maquiagens, moda, tudo que envolve o mundo feminino.

Anuncie aqui

210 x 400