Municípios da Região dos Lagos começam a vacinação da Covid-19 nesta quarta-feira (20)

290
Cabo Frio ganha Centro de Triagem para pacientes com sintomas de Covid-19

Veja ofertas dos principais supermercados de Rio das Ostras na uBay

São Pedro da Aldeia e Cabo Frio darão início, nesta quarta-feira (20), à primeira fase da campanha de imunização contra a Covid-19. São Pedro receberá, do Governo do Estado, 870 vacinas CoronoVac, do Instituto Butantan, para a primeira aplicação das doses nos grupos prioritários, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI).

Neste momento, receberão as vacinas os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente no combate à doença, e os idosos que residem em instituições de longa permanência (asilos e afins).

A imunização será realizada pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde de maneira itinerante. Serão atendidos os servidores dos equipamentos de saúde do município (Unidade de Pronto Atendimento – UPA, Pronto-Socorro Municipal, Tenda de Triagem, Hospital Maternidade Missão de São Pedro e Unidades Básicas de Saúde).

Já os idosos que receberão a vacina são residentes na Pousada Xodó da Vovó, Pousada Aconchego do Vovô, Pousada Litorânea para Idoso, Morada da Aldeia Residencial Idosos e Pousada Paraíso dos Avós.

Cabo Frio

Também começa nesta quarta-feira, a vacinação contra a COVID-19 em Cabo Frio. Segundo o município, a cidade vai receber 2.533 doses da Coronavac nesta primeira remessa da Fase 1.

O público-alvo prioritário é composto pelos trabalhadores da linha de frente da saúde (enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos), que somam 2.399 profissionais, além de 126 idosos residentes em instituição de longa permanência e nove pessoas com deficiência institucionalizadas.

A imunização para a primeira parte do grupo prioritário será feita por uma equipe volante da Secretaria de Saúde. As unidades de saúde que receberão os agentes da vacinação e o horário de início da vacinação estão sendo definidos nesta segunda (18).

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a previsão é de que, em cerca de 15 dias, Cabo Frio deverá receber mais 2.533 doses para concluir o primeiro grupo da Fase 1, totalizando 5.066 doses.

Segundo o informe técnico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a aplicação da segunda dose para a primeira parte do grupo prioritário deverá ocorrer em um intervalo entre duas a quatro semanas. O prazo exato ainda será informado pela SES.

De acordo com o secretário de Saúde de Cabo Frio, Felipe Fernandes, o começo da vacinação é um alento para o município.

“Aguardávamos com muito anseio o início da campanha. É uma ação extremamente urgente, necessária. Contudo a vacina chega para ser o principal reforço no combate ao coronavírus, mas é imprescindível que continuemos com as demais medidas de prevenção como o uso de máscara, evitar aglomeração e higiene”, alerta Fernandes.