Município está no Nível amarelo 2 no sistema de bandeiras instituído e cria plano de retomada das atividades econômicas

A análise e o enquadramento no sistema de bandeiras foram aprovados pelo Ministério Público e serão avaliados a cada 15 dias.

1615
Concurso Público: Prefeitura de Rio das Ostras - Foto: Divulgação

Rio das Ostras instituiu um sistema de bandeiras e criou um plano de retomada das atividades econômicas que será feito de forma gradual, respeitando o enquadramento do referido sistema. Considerando os índices epidemiológicos registrados, atualmente Rio das Ostras se enquadra no Nível Amarelo 2. É importante frisar que a análise e o enquadramento no sistema de bandeiras foram aprovados pelo Ministério Público e serão avaliados a cada 15 dias.

Ficou definido que o sistema apresenta cinco cores distintas: Vermelho (onde é decretado lockdown no município), Laranja (isolamento), Amarelo (divididos em níveis 1 e 2 para reabertura gradual do comércio) e Verde, onde será considerada como nova normalidade.

Em cada uma dessa fases, haverá um tipo de flexibilização para abertura do comércio, variando os segmentos. No entanto, independente do enquadramento, algumas regras são comuns a todas as cores, como o uso obrigatório de máscaras; disponibilização de álcool gel 70%; higienização frequente das superfícies de toques como máquinas de cartão e telefones; uso obrigatório ou disponibilização de tapete ou toalha umidificada com hipoclorito de sódio a 2% para higienização de sapatos; e horários de atendimento exclusivo a clientes do grupo mais vulnerável; dentre outras.
A definição do Sistema de Bandeiras está disponível no Decreto Nº 2586/2020, disponível nesta edição do Jornal Oficial.