Mulheres vítimas de violência doméstica poderão ter bolsa auxílio em Rio das Ostras

754
Alan Machado agora defende que indicação se torne lei o mais breve possível/ Foto: Divulgação

Rio das Ostras poderá oferecer bolsa auxílio a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A proposta foi uma iniciativa do vereador Alan Machado, através de uma indicação aprovada por unanimidade no Legislativo, e publicada na última semana pelo Jornal Oficial do Município.

O vereador explica que a ideia é que o poder público ofereça uma ajuda financeira a mulheres que, comprovadamente, estejam em situação de risco para que elas possam se manter longe do agressor até que consigam se restabelecer e ingressar no mercado de trabalho. “Lamentavelmente muitas mulheres ainda permanecem junto do agressor por não terem como se manter financeiramente. Esse auxílio poderia ajuda-las a por fim a esse ciclo de violência”, justificou Alan Machado.

Pela proposta, o auxílio também poderá ser revertido em aluguel social de acordo com avaliação do Poder Público. A intenção, segundo o vereador, é que a administração municipal também ofereça cursos de qualificação profissional a essas vítimas para que elas possam se preparar para o mercado de trabalho. “Não adianta oferecer essa ajuda financeira durante um tempo a essas mulheres e não nos atentar que elas precisam estar aptas a ganhar o próprio sustento”, argumentou.

A medida deverá agora ser regulamentada por lei pelo Executivo que estabelecerá valores e períodos do benefício. “Agora é lutar para que essa proposta se torne uma realidade em Rio das Ostras o mais breve possível”, finalizou Alan Machado.