Ministério da Saúde recomenda ampliar vacinação contra a gripe para toda a população a partir de segunda

A liberação para o público geral será determinada por cada prefeitura.

573
Ministério da Saúde recomenda ampliar vacinação contra a gripe para toda a população a partir de segunda/ Foto: Divulgação

As doses remanescentes da vacina contra a gripe deverão ficar disponíveis para toda a população a partir da próxima segunda-feira (3), recomenda o Ministério da Saúde. A decisão, publicada nesta sexta-feira (31), ocorre com o fim da campanha nacional de vacinação, que imunizou 80% do público-alvo, segundo o último balanço da pasta.

Algumas cidades e estados, no entanto, podem manter a imunização restrita ao público-alvo da campanha pelos próximos dias. No estado do Rio de Janeiro, a vacinação exclusiva para o grupo prioritário deve ir até 15 de junho. A liberação para o público geral será determinada por cada prefeitura. 

Em Rio das Ostras, a Secretaria de Saúde está seguindo a determinação do Estado, e estendeu ate 15 de junho a vacinação dos grupos prioritários. A população está buscando os postos de saúde e obtendo a dose da vacina sem dificuldades.

Mas, fique atendo: em Rio das Ostras, assim como em várias cidades do Estado do Rio de Janeiro, o grupo prioritário que menos aderiu à Campanha foi o de crianças e gestantes. Por isso a prefeitura orienta que os pais levem as crianças de idade entre 6 meses e 6 anos incompletos para se vacinar.

Devem se imunizar idosos, crianças entre 6 meses e 6 anos incompletos, grávidas, puérperas, doentes crônicos, professores, agentes de segurança e profissionais de saúde.