Mães reclamam da falta de vacina importante para bebês nos postos de saúde de Rio das Ostras e região

A previsão é que a situação seja regularizada dentro de alguns dias, disse a prefeitura.

698
Mães reclamam da falta de vacina importante para bebês nos postos de saúde de Rio das Ostras e região/ Foto: Internet

As mães que procuram os postos de saúde em Rio das Ostras, para dar a vacina pentavalente nos filhos, voltam para casa sem a imunização. Com a falta da vacina os bebês do município não estão recebendo a proteção de que precisam nos primeiros meses de vida.

Foi assim com a produtora de eventos, Lucimara Peixoto, mãe do Pedro Lucas, ela contou a nossa equipe que procurou o Posto de Saúde do Centro, mas não encontrou a vacina disponível.

“Ainda questionei a unidade sobre quando a vacina estaria disponível, mas eles não souberam informar”, disse a mãe de Pedro, que aos quatro meses precisa se imunizar.

Tatiane Garcia, é mãe do Davi que também tem quatro meses, ela conta que seu filho já deveria ter tomado a segunda dose da vacina, mas quando chegou ao Posto de Saúde na última semana foi informada sobre a falta. Ainda de acordo com a mãe, ela foi avisada de que chegaram 10 doses durante essa semana, mas acabaram no mesmo dia. A mesma situação ocorre em Macaé e Cabo Frio, que também registram falta.

“Essa vacina é de extrema importância, as crianças precisam ser vacinadas nas datas certas, fiquei muito chateada de não ter em nenhum lugar, o custo da vacina na rede particular é de R$240”, contou a mãe.  

A vacina pentavalente faz parte do calendário nacional de imunização e deve ser dada de graça a todas as crianças. Ela protege os bebês contra cinco doenças graves: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras informou que existe um desabastecimento de vacinas pentavalente em todo o Estado. E ressaltou ainda que a responsabilidade pelo envio das vacinas é do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Estado de Saúde. A previsão é que a situação seja regularizada dentro de alguns dias.