Idosos não encontram vacinas contra gripe em postos de saúde de Rio das Ostras

991
Idosos não encontram vacinas contra gripe em postos de saúde de Rio das Ostras / Foto-Claudio-Pacheco

Na manhã desta segunda-feira (23) equipes de saúde já estavam posicionadas para o inicio da vacinação contra gripe nas unidades de saúde do município de Rio das Ostras, mas ficaram na espera. Espera também para os idosos que chegaram em algumas unidades na manhã de hoje, enfrentaram filas, mas não conseguiram se vacinar.

O idoso Josias Fernando, chegou ao Posto de Saúde do Recanto, por volta das 11h, e não tinha vacina contra gripe, ele que estava acompanhado por sua neta, foi obrigado a retornar para sua residência.

“Trouxe meu avô, ficou exposto aqui aguardando e recebemos a notícia que as vacinas ainda não haviam chegado. Ele já tem 70 anos e faz parte do grupo de risco, não poderia nem estar na rua”, contou a neta.

Coronavírus – Recomendação Idosos

A  recomendação do Ministério da Saúde, é que pessoas acima de 60 anos, ou com doenças crônicas como a diabetes e doenças cardiovasculares, devem buscar o isolamento domiciliar e social de forma voluntária como meio de prevenção. Essas pessoas fazem parte do chamado grupo de risco, que representa a população mais vulnerável a complicações da doença.

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Rio das Ostras esclareceu que houve um atraso na distribuição das vacinas contra gripe em algumas unidades, mas que já no final da manhã desta segunda-feira, (23) todos os postos de saúde já tinham doses disponíveis.

A nota também informou que o município receberá, nos próximos dias, o reforço no número de doses, que será encaminhado pela Secretaria de Estado de Saúde. Quanto aos idosos, todos serão vacinados em domicílio.

Os idosos atendidos nas áreas de cobertura de atuação das Estratégias de Saúde da Família – ESF’s serão vacinados em suas residências, com a visita de agentes comunitários e técnicos de enfermagem do Município.

Os demais também serão vacinados em domicílio, por meio de agendamento feito via whatsapp por telefones que a Prefeitura disponibilizará. Vale lembrar que a vacinação contra gripe terá duração de 60 dias, conforme calendário do Ministério da Saúde