Estudantes fazem ato pelas ruas de Macaé e Cabo Frio contra corte na educação e reforma da Previdência

426
Estudantes fazem ato pelas ruas de Macaé e Cabo Frio contra corte na educação e reforma da Previdência/ Foto: Divulgação

Estudantes de Macaé e Cabo Frio e servidores de institutos e escolas federais de Macaé fizeram ato na tarde desta quarta-feira (15), contra corte na educação e Reforma da Previdência. Em Macaé o protesto aconteceu na Praça Veríssimo de Melo.

Além da manifestação, aulas públicas ao ar livre foram ministradas por professores dos institutos para mostrar a importância da educação e de como ela pode transformar vidas. O protesto continuou a noite no Centro da cidade, e contou com a presença de estudantes de diversas universidades macaense. Veja no vídeo:

Em Cabo Frio, o ato começou na Praça Porto Rocha e seguiu por caminhada pelas ruas do Centro, Canal do Itajuru até a Ponte Feliciano Sodré, que chegou a ter os acessos fechados mas foram liberados em seguida.O Sepe Lagos, sindicato que representa os profissionais da educação, disse que todas as aulas na rede estadual ficaram paralisadas.

Os manifestantes reivindicam medidas do Governo Bolsonaro, como o bloqueio do MEC de 24,84% dos gastos não obrigatórios dos orçamentos das instituições federais.

As verbas obrigatórias (86,17%), que incluem salários e aposentadorias, não serão afetadas. Sindicatos e movimentos estudantis convocaram um dia de greve contra cortes de verbas que, segundo eles, podem paralisar as universidades, congelamento de verbas. Jair Bolsonaro declarou que os manifestantes são “uns idiotas úteis, uns imbecis”.