Corpo de Bombeiros inicia Operação Verão 2020 nas praias de Rio das Ostras e Macaé

812
Corpo de Bombeiros inicia Operação Verão 2020 nas praias de Rio das Ostras e Macaé / Foto: Divulgação

A Operação Verão 2020 promovida pelo Corpo de Bombeiros já foi iniciada nas praias da Região dos Lagos. A medida vale para todo o estado. Até março, mais de 1,3 mil guarda-vidas atuarão em revezamento nas praias da orla fluminense, o que significa um reforço de 50% no efetivo, intensificando o monitoramento das praias e o socorro às vítimas. Além dos novos equipamentos, a operação também contará com o apoio de lanchas e drones.

Os guarda-vidas da corporação vão contar com o apoio de mais um helicóptero, recém-adquirido, além de novas motos aquáticas, quadriciclos, botes, boias de salvamento, itens de proteção pessoal, entre outros.
Outra novidade da estação são as bandeiras de sinalização adotadas pelo CBMERJ. Com novo layout e cores diferentes, elas alertam os banhistas sobre os riscos de afogamento (baixo, médio, alto) e sobre a presença de animais marinhos na região.

– Quando investimos na aquisição de novas viaturas, em materiais de resgate marítimo e de sinalização das praias, nosso foco é a segurança da população. O objetivo é continuar aprimorando a atuação e fortalecendo a corporação. Hoje, a frota do Corpo de Bombeiros passa a contar com seis helicópteros, que atenderão estrategicamente todo o Estado – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr.


O 9º Grupamento de Bombeiros Militar (9º GBM), em Macaé, ficou em 7º lugar no ranking de salvamentos marítimos no estado em 2019, com 381 salvamentos , considerando os dados recolhidos até a o dia 15 deste mês.  Rio Das Ostras ficou 4º lugar com 469 salvamentos. Já o 18º GBM (Cabo Frio), ficou em segundo lugar no ranking de salvamentos marítimos, com 1.755 salvamentos , atrás apenas do 3º GMar (Copacabana), na capital, que realizou 2.446 salvamentos em 2019.