26°

Tempo nublado

Rio das Ostras, RJ

Especiais Marketing

TikTok não é uma rede social

Diferentemente do que as pessoas pensam, o TikTok não é uma rede social semelhante ao Instagram, só que com mais vídeos.

26/02/2025 às 11h00 Atualizada em 26/02/2025 às 11h10
Por: Meet Publicidade
Compartilhe:
TikTok não é uma rede social

Em sua construção, o TikTok não foi programado para funcionar como uma rede social de relacionamento com conhecidos, um mural de fotos ou compartilhamento de momentos, mas sim como uma plataforma de vídeos curtos para as pessoas se divertirem. Hoje, evoluiu para uma plataforma de buscas de conteúdo em vídeo.

Seria mais inteligente enxergar o TikTok como vemos o YouTube, por exemplo, do que como o Instagram. Até para mim, que trabalho com marketing para negócios, foi demorado para entender. Entendimento esse que só veio depois de muitos testes, em várias contas de negócios.

Para o algoritmo do TikTok, a quantidade de seguidores é pouco relevante para a distribuição de conteúdo. O que manda é o quanto as pessoas estão interessadas naquele assunto. Quantas pessoas estão buscando por aquele assunto, quantas pessoas estão assistindo vídeos sobre aquele assunto? Essas são as informações que regem a distribuição na plataforma.

Compreendendo isso, contas que falem sobre assuntos com maior procura tendem a ter mais visualizações do que perfis que prefiram falar dos assuntos com menor ou nenhuma procura. Neste sentido, não há técnica, edição ou escrita persuasiva que resolva. Como negócio, você pode até se destacar na sua microbolha pela sua qualidade e relevância do que produz, mas não irá furar essa bolha.

Neste cenário, você tem 3 caminhos:

Se conforma, para de brigar com algo inevitável e impulsiona se quiser ter mais visualizações (o que eu recomendaria para um retorno mais rápido);

Cria conteúdo como louco até seu material se tornar de interesse amplo (mas isso pode levar meses ou anos, o que se torna inviável para a maioria dos negócios no TikTok);

Para de produzir conteúdo para falar da sua empresa, de seu produto ou serviço e começa a gerar conteúdo de entretenimento, em que o produto, marca ou serviço não seja o foco. Posso citar como exemplo o Duolingo e a turma da Cimed.

Alinhe com sua agência de marketing, busque o que faz mais sentido para sua empresa e jogue o jogo do TikTok para negócios de forma mais consciente e realista.

 

Por Michelle Silva, Co-Fundadora da Meet Publicidade 
Agência de Publicidade em Rio das Ostras

www.meetpublicidade.com.br

 

"A opinião de nossos colunistas não necessariamente reflete a opinião do portal Cidade24h" Portal Cidade 24H"

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários