A nomeação de Welton Alexandrino Pinheiro para o cargo de subsecretário de Assistência Social de Casimiro de Abreu gerou indignação na população. Publicada no Jornal Oficial do município em 6 de fevereiro, a decisão do prefeito Ramon Gidalte surpreendeu os moradores, já que Welton, conhecido como Etto Pinheiro, foi denunciado por assédio sexual em 2023.
Entenda o caso
No dia 22 de novembro de 2023, a servidora municipal Joice Brandão divulgou um vídeo nas redes sociais revelando ter registrado um boletim de ocorrência contra Welton. Segundo seu relato, o então servidor começou a assediá-la de forma sutil, enviando mensagens de teor pessoal após obter seu contato sob pretexto profissional. Com o tempo, as investidas se intensificaram, chegando ao ponto de envolver colegas de trabalho para monitorar seus passos.
“Ele ligava para colegas perguntando se eu estava no trabalho para poder ir até lá”, contou Joice.
Além da perseguição, Welton teria feito propostas envolvendo cargos e ameaçado prejudicar sua carreira.
“Ele dizia para pessoas do seu círculo que tiraria minha vaga. No início, não acreditei que isso fosse possível, mas vi até onde alguém desnorteado pode chegar”, desabafou.
O assédio chegou a ser testemunhado por terceiros, como no episódio em que uma paciente flagrou Welton segurando o braço de Joice para tentar falar com ela em particular.
O caso levou o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) a recomendar a criação de uma campanha de conscientização contra o assédio sexual e moral dentro da Prefeitura de Casimiro de Abreu. Apesar disso, Welton foi nomeado para um cargo de confiança na pasta que tem a missão de proteger os direitos sociais da população.
Mín. 21° Máx. 30°