Rio das Ostras, um dos destinos mais procurados por turistas na Região dos Lagos, atrai milhares de visitantes na alta temporada, especialmente por suas belas praias e atrativos turísticos. No entanto, uma cena registrada nesta quinta-feira (03), na famosa Praça da Baleia, em Costa Azul, chama a atenção para a falta de respeito às normas de preservação do patrimônio público.
A imagem capturada por uma moradora da cidade mostra pessoas lavando os pés e cadeiras de praia na piscina da Baleia, um dos cartões-postais mais icônicos de Rio das Ostras. O ato foi realizado em cima de uma placa que claramente indica a proibição dessa prática.
Segundo a moradora, que pediu para não ser identificada, não havia agentes da Guarda Municipal no local no momento do flagrante. Ele ainda destacou a necessidade de uma campanha de conscientização que valorize a preservação dos espaços públicos e reforce a importância do turismo responsável.
Um patrimônio que merece cuidado
A Praça da Baleia, inaugurada em 2000, abriga a emblemática escultura de uma baleia jubarte, cercada por uma piscina artificial que encanta moradores e turistas. O espaço foi projetado para oferecer lazer e contemplação, mas frequentemente enfrenta desafios relacionados à má utilização e falta de zelo.
Rio das Ostras depende do turismo como uma das principais fontes de renda, mas o impacto das atividades turísticas pode ser prejudicial quando não há consciência coletiva. “É fundamental que todos respeitem as regras e cuidem do patrimônio da cidade, para que possamos preservar esses espaços para as próximas gerações”, afirmou a moradora.
Mín. 22° Máx. 31°