De 4 a 8 de novembro, a Universidade Federal Fluminense (UFF) será o palco de um Workshop promovido em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) sobre a Preservação do Patrimônio Cultural e Natural da América Latina. O evento, que ocorrerá no Instituto de Física da UFF, visa aprofundar conhecimentos sobre a Técnica de Radiocarbono por Espectrometria de Massa com Aceleradores de Partículas (14C-AMS).
O Laboratório de Radiocarbono (LAC-UFF), reconhecido como o primeiro na América Latina com infraestrutura adequada para a realização da técnica 14C-AMS, será o centro das discussões. Coordenado pelas professoras Kita Macario, Carla Carvalho e Fabiana Oliveira, o laboratório integra o Programa de Gestão de Laboratórios e Equipamentos Multiusuários (PROGEM) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI-UFF).
O Workshop terá como principais objetivos revisar tendências recentes, discutir desafios e novos desenvolvimentos na área, além de oferecer treinamento especializado. A interação entre diversos profissionais, incluindo curadores de museus, arqueólogos e cientistas de diferentes áreas, é esperada para enriquecer as estratégias de preservação do patrimônio cultural e natural.
Cientistas em início de carreira e experientes, que atuam em campos como Ciências Terrestres, Ambientais e Patrimoniais, estão entre o público-alvo do evento. A participação de especialistas em Técnica de Radiocarbono por Espectrometria de Massa com Aceleradores de Partículas é fundamental para ampliar as aplicações dessa tecnologia em suas pesquisas.
Mín. 21° Máx. 24°