21°

Tempo nublado

Rio das Ostras, RJ

Política Rio das Ostras

Rio das Ostras está a um passo ter uma mulher no poder em 2025

Eliara Fialho lidera as pesquisas junto com Maurício BM Com 32 anos, Rio das Ostras teve apenas uma prefeita – que era vice e assumiu o cargo após a morte do primeiro prefeito da Cidade - e uma vereadora eleitas em toda a sua história, ambas nos anos 1990.

21/09/2024 às 13h00
Por: Redação Fonte: Assessoria de imprensa
Compartilhe:
Rio das Ostras está a um passo ter uma mulher no poder em 2025

Entre as cinco coligações, uma apresenta candidata a prefeita e três possuem mulheres concorrendo ao cargo de vice. Eliara Fialho lidera as pesquisas junto com Maurício BM
Com 32 anos, Rio das Ostras teve apenas uma prefeita – que era vice e assumiu o cargo após a morte do primeiro prefeito da Cidade - e uma vereadora eleitas em toda a sua história, ambas nos anos 1990.

No contexto nacional de tímido avanço da participação feminina na política, o município pode estar às vésperas de fazer história e eleger uma mulher para liderar Administração Municipal ou assumir a vice-liderança. 

Uma das coligações traz uma mulher como candidata a prefeita, Kátia Marcilo (13), do PT, e três como candidatas a vice-prefeita: Eliara Fialho (44), vice de Maurício BM, do União Brasil; Natália Rodrigues (50), do PSOL, vice do professor Luciano; e Dra. Heloísa Peixoto (10), do Republicanos, vice de Misaias Machado.

A mais recente pesquisa eleitoral aponta para um empate técnico entre dois dos candidatos, com a coligação ‘Rio das Ostras Bem Melhor’ de Eliara Fialho despontando com ampla vantagem entre as eleitoras.

O crescimento da participação feminina nas campanhas locais reflete uma mudança de cenário, ainda que gradativa, na forma como as mulheres têm sido vistas no meio político.
Silvana Andreia, moradora do bairro Âncora, decidiu escolher seu voto pela representatividade. "Voto em mulheres. Este histórico de Rio das Ostras tem que mudar! A presença das mulheres na política traz uma nova perspectiva pra gente.

Elas têm um olhar mais sensível e atento às questões sociais que impactam diretamente as nossas vidas", afirma a costureira.
As candidaturas femininas nas eleições de 2024 apresentaram um crescimento modesto em relação ao pleito anterior.

De acordo com dados da Justiça Eleitoral, a participação de mulheres disputando cargos eletivos neste ano alcançou 33,94% do total de candidaturas, praticamente o mesmo percentual registrado em 2020, que foi de 33,5%.

Em números absolutos, foram contabilizados 149,8 mil pedidos de registro de candidaturas de mulheres no Brasil, sendo que a maioria, 144,1 mil, concorre às câmaras municipais e apenas 5,7 mil a cargos majoritários, como prefeitas e vice-prefeitas.

Altinéia Campos, de Cidade Praiana, reforça o papel da representatividade feminina. "Ter mais mulheres nas esferas de poder nos faz sentir mais representadas. Quando olhamos para a política, queremos ver alguém que entenda nossos problemas e que lute por melhorias concretas", diz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários