23°

Tempo limpo

Rio das Ostras, RJ

Geral Greve professores

Prefeitura diz que escolas municipais estão abertas ao público; 12 funcionaram no período integral nesta terça (25), em Rio das Ostras

Segundo o município, 12 Escolas funcionaram de forma Integral atendendo alunos, 23 de forma parcial e 14 não atenderam aluno nenhum.

25/06/2024 às 16h31 Atualizada em 25/06/2024 às 20h17
Por: Adriano Pereira
Compartilhe:
Prefeitura diz que escolas municipais estão abertas ao público; 12 funcionaram no período integral nesta terça (25), em Rio das Ostras

A prefeitura de Rio das Ostras atualizou agora a tarde (25), a situação das aulas nas escolas municipais. Segundo o município, 12 Escolas funcionaram de forma Integral atendendo alunos, 23 de forma parcial e 14 não atenderam aluno nenhum. O município ainda ressaltou que todas escolas ficaram abertas ao público durante o dia. 

Os profissionais da educação reivindicam reajuste salarial, sobrecarga no trabalho, plano de carreiras congelados há mais de 13 anos, dentre outras pautas. Eles fizeram uma manifestação na manhã desta terça em frente à prefeitura de Rio das Ostras, na tentativa de um diálogo com o prefeito Marcelino Borba. 

Município se manifestou através de nota oficial: 

A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, informa que mantém o diálogo aberto com todos os sindicatos que representam a categoria dos profissionais da educação. Nos últimos dois meses, foram realizadas reuniões com integrantes da Administração Municipal a fim de ouvir, debater e avaliar as reivindicações trazidas pelos membros do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação - SEPE. Uma reunião está prevista para ser realizada nos próximos dias para diálogo com o SINDSERV - RO (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rio das Ostras) entre a gestão municipal e profissionais representativos do referido sindicato. 

A Prefeitura de Rio das Ostras reafirma que preza pela gestão pública democrática, transparente e com foco na consolidação dos direitos dos servidores por meio da valorização, desenvolvimento e aperfeiçoamento do quadro funcional. Durante os últimos anos a atual gestão envidou esforços para trazer diversos benefícios aos servidores, principalmente os da Educação Pública Municipal, como as recomposições salarias, aumento dos vales transporte e alimentação, criação da Gratificação de Valorização do Magistério no valor de 500 reais, abonos financeiros especiais, incorporação de 10% do salário da antiga gratificação de assiduidade, regularização dos enquadramentos de promoção e progressão dos servidores no PCCV, recomposição das perdas salariais dos percentuais dos triênios e enquadramento, dentre outras ações de melhorias para os servidores públicos municipais,  garantidos pelo novo Estatuto do Servidor Público aprovado na atual gestão.

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer informa que as escolas estão abertas e que a maioria está atendendo aos alunos, seja de maneira integral ou parcial. A SEMEDE realizará levantamento das escolas e dos profissionais que aderiram à greve nesta terça-feira.

A Administração Municipal reitera, ainda, que respeita toda e qualquer manifestação democrática e pacífica por parte dos servidores municipais e que continuará aberta ao debate e discussão sobre as reinvindicações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários