23°

Tempo limpo

Rio das Ostras, RJ

Cidades Orientação

Procon de Rio das Ostras orienta compras para Dia dos Namorados

Segundo o Coordenador do Órgão, Gil Natividade, o consumidor deve realizar uma pesquisa de preços.

11/06/2024 às 17h30
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O Dia dos Namorados se aproxima e o Procon de Rio das Ostras oferece orientações valiosas para que os consumidores façam suas compras de maneira segura e consciente.

Segundo o Coordenador do Órgão, Gil Natividade, o consumidor deve realizar uma pesquisa de preços: comparar preços entre diferentes lojas, tanto físicas quanto online. Nesta tarefa, pode usar ferramentas de comparação de preços para encontrar ofertas.

O consumidor também deve verificar a reputação da loja: certificar-se de que a loja, especialmente se for online, é confiável. Consultar avaliações de outros consumidores e procurar por reclamações em sites especializados, como o Reclame Aqui e o Consumidor.gov, também é muito importante.

POLÍTICA DE TROCA E DEVOLUÇÃO – O consumidor deve conhecer as políticas de troca e devolução da loja antes de realizar a compra. Lojas físicas são obrigadas a trocar produtos com defeito: a troca por motivo de gosto ou tamanho é uma cortesia, não uma obrigação legal.

Já nas compras online os consumidores têm até sete dias após o recebimento para desistir da compra.

NOTA FISCAL – O consumidor sempre deve solicitar a Nota Fiscal. Ela é essencial para eventuais trocas, devoluções ou para acionar a garantia do produto.

COMPRAS ON-LINE – Nas compras online, precisa verificar se o site é realmente seguro. Para isso, basta procurar pelo cadeado de segurança na barra de endereços e pelo prefixo “https” no URL.

DIREITO DO CONSUMIDOR – O Procon de Rio das Ostras oferece cartilhas e materiais educativos que ajudam a esclarecer dúvidas sobre direitos e deveres nas relações de consumo.

Se estiver pensando em fazer uma surpresa para seu (sua) namorado(a) levando para almoçar, o Procon aconselha que entre em contato com o estabelecimento desejado e procure os que realizam reservas, evitando frustrações, pois nessas datas os restaurantes costumam ficar lotados.

Já os casais que preferem um delivery devem ficar bem atentos aos prazos de entrega. Sempre que possível entrar em contato com o estabelecimento e confirmar o prazo para entrega do pedido desejado.

Seguindo essas orientações, os consumidores podem aproveitar o Dia dos Namorados de forma mais segura, evitando problemas futuros.

ORIENTAÇÃO E SUPORTE – Caso o estabelecimento não esteja cumprindo as regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC), denúncias podem ser efetuadas por meio dos canais de atendimento do Procon.

O whatsapp da fiscalização é o (22) 2771-6581 e o endereço eletrônico de e-mail é o [email protected].

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários