30°

Tempo limpo

Rio das Ostras, RJ

Cidades Saúde

Enfermeiros de Rio das Ostras recebem capacitação em tratamento do tabagismo

Cerca de 15 enfermeiros da Rede de Saúde Municipal foram preparados para atuar no atendimento aos tabagistas

22/05/2024 às 17h58
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O tabagismo é reconhecido como uma doença epidêmica, que causa dependência física, psicológica e comportamental, semelhante ao que ocorre com o uso de álcool e outras drogas. Por esse motivo, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, por meio do Programa de Controle do Tabagismo, preparou cerca de 15 enfermeiros das Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde para atuar no atendimento aos tabagistas. O objetivo da Secretaria é viabilizar a descentralização deste serviço no Município.

Posteriormente outros enfermeiros de outros níveis de atenção e demais profissionais da área de saúde também passarão pela qualificação.

A capacitação é o início do processo de descentralização do tratamento ao tabagista, que, para ocorrer, é necessário que os profissionais estejam qualificados para receber essa população nas unidades básicas de Saúde.

“Essa primeira capacitação realizada pelo Município é um passo importante para quem deseja realizar tratamento para deixar de fumar. Descentralizar os atendimentos do tabagismo vem ao encontro da recomendação do Ministério da Saúde nas linhas de cuidado ao tabagista, que deve garantir que o atendimento seja realizado o mais próximo de sua residência”, contou a enfermeira e coordenadora do Programa De Controle do Tabagismo, Juliana de Oliveira Paula.

DOENÇAS – São mais de 50 doenças relacionadas ao consumo de cigarro. Estatísticas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, 5 vezes maior de sofrer infarto, 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

Embora o tratamento do tabagismo seja disponibilizado em todos os níveis de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Primária à Saúde (APS) tem papel fundamental no enfrentamento à doença. Todos os profissionais de saúde devem estar aptos e capacitados para realizar pelo menos uma abordagem breve nos atendimentos, orientar e encaminhar as pessoas tabagistas para o tratamento mais adequado e eficaz disponível, caso a pessoa sinalize o desejo de parar de fumar.

PROGRAMA MUNICIPAL – O Programa de Controle do Tabagismo de Rio das Ostras funciona no prédio da Secretaria de Saúde, na rua Ethelberto Fontes, nº 290, Quadra 9, Lote 1, sala 112, no Jardim Campomar. O atendimento acontece às terças e quartas-feiras, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo número 22 2771-2439.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Rio das Ostras - RJ
Rio das Ostras - RJ
Sobre o município Município brasileiro das Baixadas Litorâneas, no estado do Rio de Janeiro. Está a uma altitude de quatro metros e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 159 529 habitantes. Fonte: Wikipédia
Rio das Ostras, RJ Atualizado às 13h05 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 29°

Sáb 30°C 17°C
Dom 30°C 18°C
Seg 30°C 19°C
Ter 30°C 19°C
Qua 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes