30°

Tempo limpo

Rio das Ostras, RJ

Cidades Medidas

Áreas são isoladas em bairro atingido pela ressaca do mar em Macaé

Ações para assistência às famílias atingidas pela ressaca do mar, no bairro Fronteira, acontecerão durante toda essa segunda,20.

20/05/2024 às 18h58
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Prosseguiram durante toda manhã desta segunda-feira (20) as ações para assistência às famílias atingidas pela ressaca do mar, no bairro Fronteira, faixa entre as travessas 8 e 12, neste domingo (19). Na busca ativa de imóveis em área de risco, foram identificados, até o momento, 55 processos, com 165 desalojados em média. Desse total, quatro pessoas estão desabrigadas e foram encaminhadas para o abrigo do Hotel de Deus. Para buscar uma solução definitiva para o caso, a administração municipal contratará estudo técnico de oceanografia entre as travessas 1 e 14 que apontará as medidas necessárias para o local.

As famílias desalojadas recebem atendimento no ponto de apoio montado no Centro de Convivência da Praça da Fronteira. As equipes atuam no processo de abertura do aluguel emergencial – valor máximo de R$ 990,00 - para que todos sejam direcionados à moradia segura.

“Nossas ações imediatas foram retirar essas pessoas dessa área sensível e, em seguida, agilizar os serviços para alocá-las em aluguel emergencial. Outro ponto é efetivar o contrato do estudo técnico para a solução definitiva do bairro Fronteira. As equipes continuam vistoriando os imóveis para garantir que essas famílias não retornem às áreas interditadas. Além disso, com o processo de abertura do aluguel emergencial, esses desalojados assinam o Termo de Autorização de Demolição (TAD) dos imóveis”, explica o secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus.

A ressaca do último final de semana - avisada previamente pela Marinha do Brasil – causou o desmoronamento de dois imóveis sem vítimas, pois não havia moradores no local. As equipes continuam na região e seguem em monitoramento 24 horas por dia. Os imóveis que foram alcançados pela água na faixa de areia do bairro Fronteira já se encontravam interditados anteriormente com registros em processos junto ao Ministério Público e são de moradores resistentes à transferência de moradias.

“Estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias identificam as mudanças das correntes marítimas, por conta do aquecimento global. O fato reflete diretamente nas ondas. No bairro Fronteira, por exemplo, a ressaca que atingia anteriormente as travessas de 1 a 8, agora temos uma faixa nova de 8 a 12”, frisou Joseferson.

Em caso de emergência, o contato pode ser feito pelo telefone 199 ou por mensagem via WhatsApp: (22) 99103-4275. Já o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.

Aluguel Emergencial

As famílias identificadas como desalojadas irão receber o aluguel emergencial, mas precisam observar as regras antes da escolha dos imóveis. O valor máximo de R$ 990,00 estará sujeito a avaliação da equipe técnica da Secretaria de Habitação. É proibido o aluguel de casas em áreas de risco, em locais de alagamento, e ambientalmente protegidas por lei. As instalações e os equipamentos hidráulicos devem estar em perfeito estado de funcionamento, sem rachaduras, trincas ou fissuras. As instalações elétricas também devem estar em perfeito estado de funcionamento e as paredes, tetos e pisos sem umidade e manchas de infiltrações.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Macaé - RJ
Macaé - RJ
Sobre o município Município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, no Brasil, situado à 190 quilômetros a nordeste da capital do Estado. Sua população é de 266.136 habitantes em 2021. Possui uma área total de 1 215,904 km². É conhecida como a Capital Nacional do Petróleo. Fonte: Wikipédia
Rio das Ostras, RJ Atualizado às 13h05 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 29°

Sáb 30°C 17°C
Dom 30°C 18°C
Seg 30°C 19°C
Ter 30°C 19°C
Qua 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes