30°

Tempo limpo

Rio das Ostras, RJ

Cidades Esporte

Praia dos Cavaleiros recebe encontro de capoeira inclusiva neste domingo, 19

Manhã ensolarada de domingo na Praia dos Cavaleiros promove integração em encontro de capoeira

19/05/2024 às 18h05
Por: Redação
Compartilhe:
Praia dos Cavaleiros recebe encontro de capoeira inclusiva neste domingo, 19

A Praia dos Cavaleiros, em Macaé, foi palco neste domingo (19) de um Encontro de Capoeira Inclusiva, que reuniu praticantes de diversas idades e habilidades. O evento teve como objetivo promover a integração e a inclusão por meio da prática da capoeira, uma arte que combina elementos de luta, dança e música. A Secretaria de Esportes apoiou o evento.

Segundo o organizador e idealizador do Encontro de Capoeira Inclusiva, André Conceição de Carvalho, o instrutor Bolado, a capoeira é uma ferramenta de inclusão, socialização e reabilitação, e o evento é realizado pela Apae Macaé em parceria com a Secretaria de Esportes com espaço aberto para todas as instituições. "Nosso objetivo principal é que a pessoa com deficiência tenha espaço em toda a sociedade e escolhemos os Cavaleiros porque é o coração de Macaé. Estamos abertos para todas as instituições e a meta é que um domingo ao mês possamos fazer esse encontro", disse o profissional de Educação Física, psicólogo e instrutor de capoeira.

A diretora da Apae Macaé, Luciana Thomaz, informou que crianças a partir de quatro anos participam do encontro. Ela destacou a importância desse tipo de evento para promover a visibilidade das pessoas com deficiência, ressaltando que a diversidade é algo natural e deve ser celebrada. "Ser diferente é normal, somos todos iguais", lembrou.

Tiago dos Santos chegou logo cedo para praticar capoeira e é um grande estudioso do assunto. Ele citou que a capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mistura elementos de luta, dança, música e jogo. “Gosto de estudar a história da capoeira, é um movimento, é uma luta e uma dança também”, definiu.

Vitória assinalou as amizades que cultiva na prática marcada por fluidez, ginga e ritmo característicos, enquanto Sofia Araújo ressaltou: "Cada um é único, cada um faz do seu jeitinho", enfatizando a diversidade e individualidade de cada pessoa.

Para o secretário de Esportes, Rodrigo Caldeira, o evento deste domingo impulsiona o desenvolvimento da autoestima, da autonomia e da sociabilidade dos participantes, fortalecendo o senso de pertencimento e a coletividade. "A capoeira inclusiva tem se destacado como uma ferramenta poderosa para promover a inclusão social e o respeito à diversidade. Ao proporcionar um espaço de convivência e aprendizado mútuo, ela contribui para a quebra de preconceitos e estereótipos, promovendo a valorização das diferenças e a celebração da pluralidade", observou Rodrigo Caldeira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Macaé - RJ
Macaé - RJ
Sobre o município Município brasileiro do estado do Rio de Janeiro, no Brasil, situado à 190 quilômetros a nordeste da capital do Estado. Sua população é de 266.136 habitantes em 2021. Possui uma área total de 1 215,904 km². É conhecida como a Capital Nacional do Petróleo. Fonte: Wikipédia
Rio das Ostras, RJ Atualizado às 13h05 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 29°

Sáb 30°C 17°C
Dom 30°C 18°C
Seg 30°C 19°C
Ter 30°C 19°C
Qua 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes