30°

Tempo limpo

Rio das Ostras, RJ

Cidades Educação

Escolas municipais de Rio das Ostras promovem feiras de ciência

Durante os meses de abril, maio e junho, as unidades escolares promovem feiras de ciências para divulgação dos conhecimentos desenvolvidos pelos alunos e professores.

19/05/2024 às 18h02
Por: Redação
Compartilhe:
Escolas municipais de Rio das Ostras promovem feiras de ciência

A Ciência e a Educação Ambiental estão ainda mais presentes nas rotinas das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Rio das Ostras. Durante os meses de abril, maio e junho, as unidades escolares promovem feiras de ciências para divulgação dos conhecimentos desenvolvidos pelos alunos e professores. Os eventos são trabalhados de maneira interdisciplinar, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento do pensamento científico. Parte das produções elaboradas será exposta na 8ª Feira Eco-Ostras, prevista para o mês de julho.

As feiras de ciências, já tradicionais nos calendários das unidades, são ferramentas pedagógicas que incentivam a criatividade e o protagonismo dos alunos. As atividades proporcionam o contato com a pesquisa, motivando a busca pelo conhecimento adquirido por meio da vivência do estudante com o cotidiano e com o meio científico.

“A realização das feiras escolares é de fundamental importância para o desenvolvimento do pensamento científico. O fortalecimento, a partir de atividades como estas, da inventividade e da criatividade inerente às crianças e aos adolescentes é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e protagonistas de sua própria existência”, destacou a coordenadora da Eco-Ostras, Natália Coqueiro.

Na Escola Municipal Professora Marinete Coelho de Souza, em Cantagalo, a feira movimentou a comunidade escolar do bairro com a presença dos pais e responsáveis no evento.

“Neste ano, a escola contou a presença de muitos pais que, não só prestigiaram o evento, como também participaram ativamente da produção dos trabalhos com os filhos, mostrando o quanto a Feira de Ciências tem movimentado a comunidade escolar de Cantagalo. A exemplo do ano passado, a feira também teve a exibição de foguetes movidos por ar comprimido, o que novamente empolgou os presentes com os grandes voos que os protótipos alçaram”, contou a diretora da unidade escolar, Glória Escafura.

Eco-Ostras – Em sua 8ª edição, a feira terá o tema “Preservar e conservar: porque eu também sou um ecossistema”. A ação incentiva a visão crítica dos alunos a respeito das problemáticas existentes na sociedade e a proposição de potenciais soluções. Os trabalhos escolares serão inscritos a partir de exposição na própria unidade. Todos os projetos deverão ser de natureza investigativa ou de inovação.

A feira, prevista para o dia 3 de julho, será aberta à visitação do público e das escolas do Município. Na ocasião, os trabalhos serão avaliados por um comitê, que julgará e classificará os projetos de acordo com a categoria na qual foram inscritos e dentro de critérios variados. As escolas têm até o dia 30 de maio para realizar a inscrição por meio do formulário https://forms.gle/AoPTQvR2ZdqL3ZN67

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários