30°

Tempo limpo

Rio das Ostras, RJ

Cidades Maio laranja

 Abuso e violência contra crianças e adolescentes serão discutidos no “Maio Laranja” em Casimiro de Abreu 

Palestras em algumas escolas e ação de conscientização está entre as atividades

06/05/2024 às 21h51
Por: Redação
Compartilhe:
 Abuso e violência contra crianças e adolescentes serão discutidos no “Maio Laranja” em Casimiro de Abreu 

Sabia que o mês de maio também é conhecido pelo “maio laranja”? O mês marca o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em todo o país. O marco da campanha é o dia 18, e foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000. Uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Ao longo destes 24 anos a campanha tem alcançado muitos municípios, inclusive Casimiro de Abreu.

A partir desta terça-feira, dia 07, a Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, do Programa Criança Feliz e do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes vai debater o tema em algumas escolas municipais e fará uma ação na praça Darcy Azeredo, no dia 21 de maio.

Para a coordenadora da Proteção Especial, Clécia de Andrade, a campanha de mobilização nacional surge como um alerta importante para os municípios.

“O município de Casimiro de Abreu nos últimos anos tem aderido a campanha do Maio Laranja. Nosso maior objetivo é conscientizar crianças e adolescentes sobre o que é abuso e alertar que, na maioria das vezes, o abusador é alguém próximo, como um familiar ou amigo. Outra informação importante que vamos passar são os canais de denúncia para o crime de abuso e violência contra crianças e adolescentes”, disse Clécia.

Em caso de suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, denuncie! Isso pode ajudar meninas e meninos que estejam em situação de risco. As denúncias podem ser realizadas por diversos canais: Conselho Tutelar; Disque 100; CREAS; Delegacia de Polícia (22 99201-2299) ou Polícia Militar (190); Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal. Os crimes na internet podem ser denúnciados pelo site: https://new.safernet.org.br/denuncie

Cronograma das ações em Casimiro de Abreu:

 

7 de maio

Escola Municipal Santa Luzia - Professor Souza (manhã)

Escola Municipal Christiane Siqueira Salles de Carvalho - Rio Dourado (tarde)

 

14 de maio

CIEP Brizolão 406 Municipal Teixeira Bastos - Barra de São João (manhã e tarde)

 

21 de maio

Ação de conscientização na Praça Darcy Azeredo (praça do skate)

 

29 de maio

Escola Municipalizada Mataruna - Casimiro de Abreu (manhã e tarde)

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários