30°

Tempo limpo

Rio das Ostras, RJ

Cidades Rio das Ostras

Rio das Ostras adere à campanha ‘Paz nas Escolas’

Diversas ações convidam a comunidade escolar a refletir sobre as atitudes cotidianas

21/04/2023 às 13h08
Por: Redação Fonte: Prefeitura
Compartilhe:
Rio das Ostras adere à campanha ‘Paz nas Escolas’

“Vamos propagar o amor?” foi o convite da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras direcionado a comunidade escolar para promover, nesta quinta-feira, 20, atos de gentileza ao próximo. Seja um bilhetinho, uma flor, um bombom ou um sorriso, tudo vale para demonstrar carinho e empatia. 

Uma série de fotos dos alunos da Rede Municipal de Ensino com as frases motivacionais postadas nas redes sociais da Secretaria destacaram durante a semana que a escola é lugar de integração, de amor, de arte, de alegria e de construção de conhecimentos. Para a coordenadora-geral do Núcleo de Gestão Pedagógica, Valéria Bragança, é muito importante que toda a comunidade escolar se lembre de que a escola é lugar de aprendizagem significativa. 

“Nesse momento é muito importante mostrar o quanto o ambiente escolar tem potencial de transformar, positivamente, qualquer cenário de instabilidade. A escola é um lugar de paz, do bem e do conhecimento. Além de garantir a aprendizagem significativa, a nossa missão é dar visibilidade aos afetos que dão base ao saber”, destacou a coordenadora.

Logo cedo, na entrada do turno da manhã, a gestora da Escola Municipal Rio das Ostras, Valéria Almeida, reuniu alunos e responsáveis no pátio da unidade para um ato em favor da paz. Leitura compartilhada e apresentações das crianças compuseram o momento.

Na região Norte da cidade, a Escola Municipal Simar Machado Sodré, que atende alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, desenvolveu um projeto na Sala de Leitura a partir do livro “O Gentileza gerou gentileza”, de Santhiago Gomes de Almeida. Na ação, os alunos, além de ouvir a história, desenvolveram flores de origami para oferecerem às pessoas, escreveram bilhetes e fizeram vídeos destacando o poder da gentileza no dia a dia, como contou a diretora-geral da unidade, Alessandra Bastos.

Toda a comunidade da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, na parte central da cidade, também iniciou o dia com um ato pela paz no pátio da Unidade, reunindo alunos, professores e todos os colaboradores da escola. “Parabéns aos profissionais envolvidos pela sensibilidade e por realizarem este momento tão importante e significativo para toda comunidade educativa, fortalecendo vínculos e promovendo o engajamento e sentimento de pertença entre todos”, disse a coordenadora das Orientadoras Educacionais do Município, Ana Luiza Mendes. Outras Unidades desenvolvem, ao logo de todo o dia, atividades diversificadas para reforçar os laços de amizade, paz e empatia nas escolas do Município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Rio das Ostras - RJ
Rio das Ostras - RJ
Sobre o município Município brasileiro das Baixadas Litorâneas, no estado do Rio de Janeiro. Está a uma altitude de quatro metros e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 159 529 habitantes. Fonte: Wikipédia
Rio das Ostras, RJ Atualizado às 13h05 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 29°

Sáb 30°C 17°C
Dom 30°C 18°C
Seg 30°C 19°C
Ter 30°C 19°C
Qua 30°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes