Longas filas e horas de espera marcaram a votação neste domingo (2) na Região dos Lagos. Eleitores reclamaram do longo tempo para conseguir exercer o direito. Foi geral. O aumento do número de eleitores e a validação da biometria na identificação, contribuiram para a demora. Outro agravante foi o fato de algumas pessoas terem esquecido de levar uma anotação com o número dos candidatos.
Já passava das 17h quando inúmeros locais de votação continuavam lotados.
Neste pleito, o eleitor precisou votar para deputado federal, seguido por deputado estadual (distrital, no caso do Distrito Federal), senador, governador e, por fim, presidente. Os eleitores também tiveram, pela primeira vez, um tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica.
Outro fator que deve ser levado em conta, segundo analistas políticos
Em Cabo Frio, teve eleitor que ficou mais de meia hora na cabine porque não lembrava o número do candidato, tendo que recorrer a uma lista disponibilizada pelos mesários para conferir. No município, muita reclamação em seções do Peró, Jardim Esperança, Boca do Mato, Jardim Caiçara e no Braga, onde uma eleitora contou esperar cerca de 4h para conseguir chegar à cabine de votação.
Até mesmo candidatos da região reclamaram. “Uma desorganização. Esperei três horas para votar”, disse a candidata a deputada federal cabo-friense, Carol Midori (PP). Em Arraial do Cabo, Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba e Araruama não foi diferente.
Fonte: RC24h
Mín. 15° Máx. 24°