Talvez você tenha caído de paraquedas nesta publicação e não tenha a mínima ideia do que seria uma Persona, então antes de mais nada preciso te explicar o que é isso.
No nosso artigo Conheça seu negócio, depois invista no Marketing dissemos que: “A persona é uma representação simbólica de um cliente, é um personagem criado que carrega todas as características e informações que precisamos saber sobre o cliente alvo do negócio.”
O conceito de Persona foi criado por Alan Cooper na década 80 para o desenvolvimento de um software cujo objetivo principal era entender o cliente real, suas dúvidas, necessidades e dores, de modo que já existia na área de desenvolvimento de softwares e produto há algum tempo, porque tanto softwares quanto produtos precisam ser desenvolvidos tendo como base a pessoa que usará.
Quando o termo chegou ao setor Publicitário, passou a nortear ações de Marketing das empresas, observando primeiro o cliente alvo, depois quais ações serão necessárias para atingi-lo.
Porém, muitos empresários sequer possuem um plano de negócios (documento que direciona a atuação, descreve os objetivos da empresa e quais passos serão dados para alcançar estes objetivos), que dirá uma Persona.
Sendo assim, quando um cliente novo chega até nós, passada a fase inicial de implantação, o início da prestação do serviço (configurações, criação de layout, criação de calendário de publicações, aprovações, sessão de fotos, etc.), podemos rastrear a Persona.
Para rastrear a Persona preenchemos um questionário com o empresário, respondendo às perguntas que nos auxiliarão a identificar o perfil deste cliente alvo no negócio como: sexo, idade, comportamento, preferências, condições financeiras e grau de instrução. Respondidas às perguntas podemos estabelecer uma identidade para esse personagem que representa o cliente alvo, com direito a nome e tudo mais.
Além das ações de Marketing, o estabelecimento da persona norteará até mesmo os investimentos realizados no negócio que terão como base esse perfil de cliente que deseja ser atingido.
Tudo isso é muito interessante, pois muitas vezes o empresário acredita que seu negócio está voltado para um cliente X, quando na realidade está atraindo o cliente Y, o que, em geral, indica uma falha na percepção ou na comunicação com o público.
Então, na Meet Publicidade, primeiro identificamos qual é a Persona atual do negócio para que o empresário possa decidir se continua trabalhando para atingir e atrair cada vez mais esse cliente potencial ou se deseja realizar uma mudança estratégica, visando atingir um público diferente do atual.
De maneira que podemos agora responder a pergunta: Realmente preciso de uma Persona para meu negócio dar certo?
Muitos negócios foram criados e tocados por décadas sem o menor conhecimento das Personas. Por isso não podemos afirmar que sem uma persona seu negócio não dará certo. Mas podemos dizer com toda tranquilidade que o conhecimento da sua persona é um meio seguro e mais curto para se atingir os objetivos.
Por Michelle Silva, Meet Publicidade
www.meetpublicidade.com.br
Gostou do texto? Sinta-se à vontade para sugerir novos temas no nosso perfil do Instagram @meetpublicidade
Aproveite para ler o artigo Conheça seu negócio, depois invista no Marketing
Mín. 18° Máx. 25°